REVISTA FACTO
...
Abr-Jun 2018 • ANO XII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Matérias

PENSADO PARA O BRASIL

Ourofino Agrociência lança selo que chancela o trabalho feito no desenvolvimento de formulações adaptadas à agricultura nacional.

Em 2017, a Ourofino Agrociência estabeleceu um novo propósito para direcionar e influenciar todos os setores da empresa e, principalmente, promover o desenvolvimento do agronegócio nacional. Essa nova era tem como objetivo reimaginar a agricultura brasileira. Com a inovação, um dos pilares de seu posicionamento estratégico, a empresa preza pela elaboração de produtos e soluções com base nas necessidades e características do cenário tropical.

“Essa diretriz abrange também a conduta e a forma de trabalho dos colaboradores da Ourofino para reimaginar os processos operacionais e otimizar todos os pontos de contato com clientes e parceiros. Além de oferecer um portfólio com formulações diferenciadas de tudo que já existe no mercado”, afirma o diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Luciano Galera.

Para facilitar a identificação da linha de produtos com características pensadas para a agricultura brasileira, a empresa lança o selo “Produto Reimaginado”, que chancela todo investimento em pesquisa e desenvolvimento. “O nosso propósito não é ser apenas mais uma empresa que formula defensivos agrícolas genéricos, mas ,sim, dispor de uma linha de formulações diferenciadas e sugeridas por brasileiros”, explica Norival Bonamichi, presidente da Ourofino Agrociência. Ele destaca que, dessa forma, é possível mudar o conceito de que os genéricos representam uma fórmula única mundial. “Queremos um produto genérico formulado para atender às demandas da agricultura brasileira”.

O discurso se comprova na prática. A empresa direciona cerca de 3% de seu faturamento líquido à área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). Além disso, atua em conjunto com renomadas instituições de pesquisas e mantém uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a fim de investir, principalmente, no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria das formulações já existentes.

Toda a atenção voltada ao mercado nacional não é à toa. Entre diversos outros fatores, a própria seletividade natural de pragas e doenças vivida nas lavouras gera resistência aos produtos existentes, trazendo novos problemas a cada ciclo ao agricultor. Para auxiliá-lo, a Ourofino Agrociência mantém uma estrutura de PDI robusta, com áreas focadas em prospecção e desenvolvimento de formulações, acompanhamento de assuntos regulatórios, teste de campo e pesquisa de produtos inovadores e diferenciados. “Também possuímos cinco estações experimentais, sendo uma credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e dois laboratórios equipados para realizar estudos e conduzir testes de formulações”, diz Luciano Galera.

FAZENDA EXPERIMENTAL

Com a proposta de auxiliar o agricultor com estratégias em campo que proporcionem eficiência no plantio e no manejo da cultura, além do aumento da produtividade, a Fazenda Experimental da Ourofino Agrociência é a principal sede para estudos e desenvolvimento de produtos.

O local possui uma área de mais de mil hectares, com completa estrutura para análise de soluções inovadoras, elaboração de projetos e parcerias, formação de profissionais e realização de pesquisas e outras atividades agrícolas. “Da Fazenda, só saem produtos e tecnologias adequadas às características brasileiras de solo, clima e umidade”, destaca Norival Bonamichi.

O presidente da Ourofino Agrociência é enfático ao pontuar que a agricultura nacional só ganha com o desenvolvimento de ativos adequados ao cenário tropical e com o reposicionamento dos ativos já registrados.

No início das operações, em 2012, a Fazenda Experimental obteve do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a permissão para conduzir ensaios de pesquisa com defensivos agrícolas, como recomenda a Instrução Normativa Nº 36, de 24/11/09 e a Instrução Normativa Nº 42, de 06/12/2011. Com o credenciamento, a aptidão da Ourofino foi reconhecida para emitir laudos de praticabilidade agronômica e fitotoxicidade, bem como permitir comprovações de eficiência do produto e, assim, aumentar a agilidade nos resultados e no registro dos defensivos.

No local, são conduzidos projetos e atividades que envolvem a criação, manutenção e utilização de vegetais com finalidade de ensino, pesquisa e desenvolvimento científico. Na área de defensivos agrícolas, são feitos estudos de eficácia para herbicidas, inseticidas, fungicidas e adjuvantes para a emissão de laudos oficiais que visam a obtenção de registro para comercialização.

A estrutura da Fazenda Experimental foi desenvolvida para suprir todas as necessidades do trabalho de experimentação de fórmulas e conta com laboratório para avaliação, escritório, sala para manipulação e para calibração dos equipamentos de pulverização, local para armazenamento dos produtos comerciais e experimentais e seis casas de vegetação. É essa estrutura completa e própria que torna a Fazenda referência entre os centros de pesquisas existentes no Brasil.

No Paraná e em Goiás, a Ourofino Agrociência também possui estações dedicadas a conduzir testes de campo, buscando simular as diferentes condições climáticas do País. Todo o portfólio atual e futuro da empresa é gerado nesses espaços, assim como a promoção de treinamento de clientes e da equipe comercial da empresa.

INOVAÇÃO

A qualidade e o pioneirismo das atividades da empresa são guiados por constantes investimentos em tecnologia e novação. Em 2017, a Ourofino instalou uma nova estufa automatizada na Fazenda Experimental e construiu um laboratório de entomologia que ajudará a dar continuidade aos programas de desenvolvimento de produtos. Também foram implementados a gestão de indicadores, a atualização dos procedimentos para a nova regra da ISO 9001 e treinamento dos colaboradores (mão de obra local).

Os espaços simulam as condições climáticas ideais para culturas diversas e consideram as diferenças da geografia brasileira (temperatura, luminosidade e umidade). “As estufas otimizam o trabalho da equipe, pois, no inverno, por exemplo, não conseguíamos seguir com os experimentos em campo. Agora, teremos mais agilidade para defender e analisar os melhores projetos produzidos no laboratório”, destaca Antônio Nucci, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Ourofino Agrociência.

Os testes abrangem simulações para culturas de soja, algodão e milho, além do combate de plantas daninhas. As estufas permitem que, em apenas uma semana, dois experimentos sejam realizados. “Somente cinco dias são necessários para definirmos se o produto em teste será enviado para a produção. Antes da estufa, o prazo era de até quinze dias”, afirma Nucci.

As condições estipuladas em cada estufa garantem encontrar o ponto ideal para a aplicação dos defensivos agrícolas. Nucci ressalta: “Conseguimos selecionar os melhores protótipos de estações secas a úmidas. Ou seja, entregamos ao cliente um produto mais apropriado para as condições da sua região, garantindo mais produtividade”.

Além de inovar na agricultura nacional, a Ourofino Agrociência preza pelo relacionamento de valor com clientes e parceiros. O objetivo é contribuir com ideias e soluções para o crescimento do agronegócio brasileiro. Desenvolvimento e evolução são focos da empresa no trabalho diário.

A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA AGROQUÍMICA PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Anterior

A IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA AGROQUÍMICA PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO

Próxima

MEDICAMENTO COMO DIREITO ESTRATÉGICO PARA A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL