REVISTA FACTO
...
Set-Dez 2023 • ANO XVII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
Química Fina como peça-chave no tabuleiro do desenvolvimento
//Editorial

Química Fina como peça-chave no tabuleiro do desenvolvimento

Começamos 2024 com grandes expectativas. O governo federal lança a Nova Indústria Brasil, depois de um longo inverno em que as políticas públicas para a indústria se tornaram uma lembrança distante. Um dos grandes diferenciais é a visão do desenvolvimento sustentável aliada à digitalização.

A ABIFINA participou do processo – amplamente participativo e democrático
– de construção da política e defendeu suas bandeiras: a necessidade de fortalecer o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), o uso da biodiversidade brasileira pela indústria nacional de forma responsável, a isonomia regulatória com os produtos estrangeiros, a propriedade intelectual a favor do desenvolvimento nacional, entre outras. A entidade participou das oficinas promovidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) relacionadas à missão “Complexo Econômico e Industrial da Saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde”. As missões são eixos definidos pelo CNDI para guiarem a nova política industrial a partir dos principais problemas sociais e de desenvolvimento do País, identificados no programa de governo.

É importante ressaltar que a reativação do CNDI, agora gestor da política industrial, e do Grupo Executivo do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Geceis) foram passos fundamentais para todos os avanços posteriores. No âmbito do CEIS, a ABIFINA integra o Fórum de Articulação com a Sociedade Civil (FAS).

A entidade participou de reuniões e consultas públicas sobre a política. Logo no início do novo governo, encaminhou os estudos produzidos nos últimos anos. Um deles, feito com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), sobre o fortalecimento do parque farmoquímico, e o outro, elaborado pela consultoria GO Associados, sobre o panorama do setor.

O projeto com a Fiocruz tratou de temas como avaliação dos insumos considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS), prospecção de parceiros potenciais com foco nas demandas da América Latina, discussões em fóruns regionais sobre cadeia de suprimentos. Um dos principais resultados foi a indicação de uma “cesta de moléculas” consideradas estratégicas para o SUS.

A Matéria Política desta FACTO analisa o desenho da política e os incentivos para a química fina. Tema indispensáveis são contemplados como competitividade, sustentabilidade ambiental, ampliação da produção nacional de IFAs e incentivo à biotecnologia. O BNDES, conforme mostra a reportagem, oferece financiamento baseado na Taxa Referencial (TR) para projetos de inovação, incluindo novos princípios ativos, medicamentos, centros de P&D e plantas produtivas de tecnologias emergentes.

Outros aspectos deverão ser considerados para que a política industrial dê certo. A aposta da ABIFINA é que o Brasil começa a trilhar o caminho correto.

A reforma tributária foi aprovada – a ABIFINA, junto com outras entidades, engajou-se nessa agenda. A taxa de câmbio ainda precisa avançar mais para chegar a um nível que estimule a produção e a competitividade. E a política de comércio exterior deve andar junto.

Nesta edição, a entrevista com Verena Hitner Barros, secretária-executiva do CNDI, cita os aspectos da política industrial e a maneira como foi construída. Ela destaca os benefícios da participação social e as iniciativas de incentivo ao setor saúde e à sustentabilidade. O artigo de Cleila Bosio, diretora de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, se aprofunda na perspectiva sustentável e complementa o tema. Segundo ela, a química fina tem papel relevante na transição para a economia verde, pilar das estratégias do atual governo.

Ela ressalta o processamento de biomassa como fonte para a obtenção de moléculas que servirão de insumos para várias indústrias como de medicamentos, cosméticos, combustíveis, fertilizantes, defensivos agrícolas e alimentos, entre outras. Assim, a biotecnologia se destaca e reforça a importância estratégica dos elos intermediários da química fina, além dos segmentos
mais na ponta da cadeia produtiva.

Ainda no contexto da retomada de políticas públicas, a ABIFINA vem trabalhando na Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI). A associação é responsável por uma das metas relacionada a treinamento no tema. Nesse sentido, realizou a segunda edição das oficinas MPP DAY e do Sisgen DAY, com foco no monitoramento de patentes e na gestão do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado pelas empresas.

Esta edição traz ainda a cobertura do esperado evento anual promovido pela ABIFINA. No XIV Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), estiveram em foco o aumento da litigância em patentes de medicamentos. O recurso vem sendo usado para que o tempo de proteção seja estendido após a extinção do parágrafo único do artigo 40 da Lei da
Propriedade Industrial. As estratégias adotadas pelas grandes farmacêuticas para ampliarem o período de monopólio e seus lucros são detalhadas na reportagem, que tradicionalmente pauta temas críticos para o sistema de propriedade intelectual brasileiro entre os principais atores do setor.

A primeira edição da FACTO de 2024 aborda também, no Setorial Saúde, a necessidade de governo e empresas olharem para o tratamento das doenças raras no Brasil. Os pesquisadores Monica Felts Soares e José Lamartine Soares Sobrinho, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (iCEIS/ UFPE), foram convidados a relatar o avanço nas políticas públicas, os desafios e contar como o setor privado pode evoluir nas pesquisas.

Estima-se que 13 milhões de brasileiros sejam afetados por doenças raras, que têm diagnóstico difícil e demorado. A grande maioria dessas doenças não têm cura, restando cuidados paliativos. Todo esse cenário causa, além de grande sofrimento para essas pessoas, alto custo para o SUS. Portanto, esse é um tema de grande relevância.

Os leitores ainda vão encontrar nesta edição artigo da consultora da ABIFINA, Ana Claudia Oliveira, e de Marcelo Nogueira, ambos sócios da 2PhD Consultoria, sobre o caso do uxi-amarelo, espécie de árvore nativa da Amazônia, cuja casca é usada por povos tradicionais em preparos e misturas. Ela vem sendo alvo de comércio ilegal, fraudulento, com prejuízos a essas comunidades, em vez de ser usada por indústrias nacionais de forma justa, seguindo a legislação conquistada a duras penas. Fica aqui mais uma oportunidade de atuação para que o Brasil estimule a indústria nacional, aproveitando economicamente sua rica biodiversidade, ao mesmo tempo que a protege. Acreditamos que essa será a tônica das conversas com o governo este ano.
Este promete ser um rico debate.

Antonio Carlos Bezerra
Antonio Carlos Bezerra
Presidente-executivo da ABIFINA
Próxima

Entidades pedem acesso a dados oficiais de comércio exterior