Bem vindo  

OUTRAS NOTÍCIAS

Anvisa completa 20 anos com solenidade em Brasília (31/01/2019)

Cerimônia de lançamento das comemorações dos 20 anos da Anvisa. Brasília, 29/01/2019
Foto: Erasmo Salomão/MS

ABIFINA participa da celebração de aniversário da Agência. Desafios superados e a superar foram tema do evento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) completou 20 anos e o diretor de Relações Institucionais da ABIFINA, Odilon Costa, participou da comemoração nesta terça-feira, 29 de janeiro, em Brasília. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Willian Dib, e dos demais diretores: Alessandra Bastos, Renato Porto e Fernando Mendes Garcia Neto. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, prestigiou o evento.

Um painel sobre desafios superados e futuros reuniu ex-presidentes da agência e contou com a presença de seu fundador, Gonçalo Vecina, e ainda Claudio Maiorivich e Dirceu Raposo. O atual senador José Serra, ministro da Saúde à época da criação da Anvisa, também discursou. “Foi um momento importante para rememorar a história e projetar o futuro”, avaliou Odilon Costa. 

Um dos pontos altos foi o lançamento do serviço de emissão digital do Certificado Internacional de Vacinação, resultado de uma parceria com o Ministério da Economia. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, também esteve na cerimônia. O novo governo aposta na digitalização para ampliar o acesso a serviços. A previsão é que o governo economize até R$ 120 milhões por ano com a medida. Exigido em mais de 100 países, o certificado é um exemplo de uso de tecnologia para simplificar serviços públicos.

Responsável pela regulação e consolidação de melhores práticas sanitárias de setores produtivos, como indústria farmacêutica e de alimento, produtos de saúde, entre outros, a Anvisa foi fundada em 26 de janeiro de 1999 e, desde então, acompanha a evolução dos mercados, dos produtos, dos ambientes e da tecnologia. Entre os principais avanços, está a criação e fortalecimento do mercado de medicamentos genéricos, a implantação de padrões de qualidade em locais de atendimento a pacientes, além do monitoramento e controle de eventos adversos, como infecções e resistência microbiana, por meio da formação de redes nacionais de vigilância.

Uma das prioridades da Anvisa é estabelecer novos marcos regulatórios e fortalecer o pós-registro dos bens e produtos, para trazer mais segurança à população.

Um ponto de destaque nas falas foi a introdução da discussão da Anvisa dentro do mecanismo de acesso a medicamentos. No encerramento do evento, foi entregue a premiação para projetos de inovação apresentados pelos próprios funcionários. Segundo Odilon Costa, este foi um momento de grande congraçamento, reconhecimento, motivação e orgulho de todos que participaram dos projetos que foram premiados. 

A presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, fez uma saudação em nome do setor farmacêutico. 

Parabéns, Anvisa 20, mais 20!