Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA apresenta seu novo diretor-executivo e elege dirigentes (12/07/2018)

Novo diretor-executivo da ABIFINA fala sobre os desafios de sua gestão

 

Antonio Carlos da Costa Bezerra é o novo diretor-executivo da ABIFINA e o primeiro a ser contratado para a função. No cargo desde o início de junho, o dirigente foi formalmente apresentado aos associados da entidade durante a última reunião do Conselho Administrativo da ABIFINA, realizada no dia 12 de julho. Na ocasião, Bezerra falou sobre os desafios de sua gestão. 

Para o novo diretor-executivo, o processo de registro de IFAs na Anvisa é um dos temas da área regulatória que mais preocupa. Bezerra conta que a regulamentação foi distribuída a um novo relator dentro da Anvisa e, por isso, ainda está indefinida. “Teremos, talvez durante esse ano ainda, a não definição desse processo regulatório que é importante para a farmacêutica e a farmoquímica”, afirmou.

Bezerra também identifica retrocessos em decisões recentes na Anvisa, como a aprovação da resolução que retira a exigência das importadoras sem controle de qualidade de produto acabado próprio. O pós-registro é outro gargalo apontado pelo novo diretor-executivo. “A fila do pós-registro é outro desafio a ser vencido”, destacou.

A área de Propriedade Intelectual, que está entre as prioridades e na qual a entidade é bastante ativa, já vem recebendo a atenção de Bezerra. Recentemente, o dirigente participou de reunião com a coordenadora de Propriedade Intelectual da Anvisa no Rio de Janeiro. “Já começamos a fazer algumas tratativas com relação a alguns projetos que podem trazer aos associados um interesse maior em participar desse ponto”, revelou.

Bezerra também destacou a importância das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e das compras públicas, da aproximação com o Conselho Internacional de Harmonização (ICH) e necessidade de se pensar os impactos que as regulações internacionais têm no país.

 

Eleição de novos membros para diretoria do biênio 2018-2020

A tarde foi marcada ainda pela eleição de novos membros para diretoria do biênio 2018-2020 da ABIFINA. Por unanimidade, o diretor jurídico e de compliance da Blau Farmacêutica, Roberto Altieri, foi conduzido à Diretoria do Regulatório Farmo. Já para a Diretoria de Inovação, o eleito foi o gerente jurídico da Hypera Pharma, Arthur F.C. Lourenço.

Galeria de imagens