login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Reunião da CEB avalia medidas a serem adotadas em negociações comerciais (07/05/2018)

A Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) realizou no dia 7 de maio uma reunião para discutir o panorama das atuais negociações internacionais em andamento. O encontro debateu os posicionamentos do setor empresarial nas negociações com a Aliança do Pacífico, a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês) e o Canadá. 

Fernanda Costa, analista da ABIFINA, representou a entidade na reunião, onde foi comentado sobre o relatório da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República intitulado "Abertura Comercial para o Desenvolvimento Econômico". 

O documento aponta uma série de medidas para reduzir as barreiras comerciais. Entre elas, reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) no Mercosul e eliminar totalmente as tarifas nas transações com a Aliança do Pacífico, ambas a serem feitas de forma unilateral pelo Brasil. 

A maioria dos participantes da CEB foi contra o relatório, que prejudica o andamento das negociações, além de estrangular o processo de defesa comercial do País. 

Na segunda parte da reunião, representantes do governo apresentaram informações atualizadas sobre as negociações Mercosul-União Europeia, com o Canadá e o EFTA, além da possibilidade de novas conversas com Coreia do Sul, Japão e Cingapura.