login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA participa do 2º Seminário de Propriedade Intelectual (08/05/2018)

A ABIFINA participou do 2º Seminário de Propriedade Intelectual, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em São Paulo, no dia 8 de maio.

A vice-diretora geral da OMPI para Marcas e Desenhos Industriais, Binying Wang, destacou no evento o Protocolo de Madri (sistema internacional para registro de marcas) e o acesso das empresas nacionais ao mercado global.

Ainda na área internacional, foram abordadas as negociações de comércio em andamento, principalmente entre Mercosul-União Europeia e Brasil-México. Os participantes do painel ressaltaram a falta de estudos aprofundados sobre o impacto da Propriedade Intelectual na economia, o que contribuiria para fundamentar o posicionamento do Brasil nas tentativas de acordo.

Outro painel discutiu a eficiência do INPI. Marcos Vinícius de Souza, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ressaltou as ações realizadas internamente pelo Instituto nos últimos três anos, tendo sido definidas como questões prioritárias a gestão de pessoas, a gestão organizacional, a alteração de regulamentos e a cooperação internacional. Ele informou ainda que será contratada uma consultoria para reorganização dos fluxos internos do INPI.

A analista técnica Fernanda Costa participou do seminário pela ABIFINA.