Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Evento abordará compras de medicamentos pelos órgãos das Nações Unidas (10/05/2018)

A ABIFINA recebeu em sua sede, no Rio de Janeiro, no dia 10 de maio, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão. Ele apresentou aos associados do segmento Farmo um encontro que está sendo organizado para outubro deste ano, em Buenos Aires, Argentina, para discutir como as empresas de capital nacional dos países da América do Sul (principalmente Brasil e Argentina) podem acessar o mercado de compras de medicamentos dos órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A iniciativa acontecerá no contexto da Cúpula de Líderes do G20, que será realizada de 30 de novembro a 1º de dezembro na mesma cidade. O encontro é promovido pelo Fundo Global e a Unitaid, organizações internacionais que têm por objetivo expandir o acesso a tratamentos e diagnósticos para o HIV/Aids, tuberculose e malária.

Temporão, na condição de coordenador do evento, detalhou aspectos importantes do encontro: fomentar a discussão regulatória internacional; buscar o acesso à inovação de medicamentos por meio de novas moléculas, novas combinações e/ou novas vias de administração; avaliar o papel do Estado e das agências internacionais; e estimular a capacidade industrial e o acesso ao mercado dos países do Cone Sul.

O convidado destacou que a ABIFINA é um parceiro estratégico nessa empreitada e que novas reuniões poderão ser realizadas com a finalidade de trocar informações.