Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Mercosul e União Europeia estão longe de fechar acordo de comércio (03/05/2018)

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram reuniões de briefing com entidades setoriais sobre o andamento das discussões do Acordo Mercosul – União Europeia. As reuniões aconteceram por videoconferência para os escritórios da Apex em São Paulo e Brasília. Fernanda Costa representou a ABIFINA nos encontros em São Paulo.

A última rodada de negociações para a criação de uma área de livre comércio entre os blocos aconteceu entre os dias 24 e 27 de abril em Bruxelas. Esperava-se um avanço nas discussões e um possível acordo político, o que não ocorreu. Entre os temas considerados essenciais, está o de propriedade intelectual, no que se refere às indicações geográficas.  

Outra questão que não apresentou avanço é o de regras de origem. Desde a última rodada de negociações em Assunção, no Paraguai, estão acordadas 40% das regras de bens industriais e 55% de produtos agrícolas.  

Elencado como um tema sensível pelo ministro André Odenbreit, negociador-chefe do Brasil, as compras governamentais ainda estão em análise.