Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

Oxiteno é reconhecida com Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia (13/12/2017)

(esq./dir.) João Parolin - Presidente da Oxiteno | Hugo Gardelli - Gerente de negócios de Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos | Olivia Cueva ? Assistência técnica para Petróleo e Gás | Rodrigo Balloni

Dupla de pesquisadores da companhia recebe premiação durante a 22ª edição do ENAIQ por inovação tecnológica na indústria química.


São Paulo — A Oxiteno — multinacional química líder em tensoativos na América Latina e parte do grupo Ultra — recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia na categoria empresa com um projeto para o segmento de ‘Petróleo e Gás, no dia 8 de dezembro(sexta-feira)’. A premiação aconteceu durante o 22º ENAIQ (Encontro Anual da Indústria Química), uma realização da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) realizada no Hotel Sheraton WTC.

O projeto vencedor, intitulado “Desenvolvimento de fase contínua para fluidos de perfuração de baixa toxicidade e alta biodegradabilidade”, teve o objetivo de desenvolver uma solução sintética para uso como fase contínua para fluidos de perfuração, com alta resistência à hidrólise alcalina, elevada biodegradabilidade e baixa toxicidade, destinada ao mercado brasileiro de prospecção de petróleo em alto mar.

No país, os fluidos de perfuração base de óleo têm sido o meio principal usado para fornecer lubricidade à broca de perfuração durante o processo de exploração do petróleo. O emprego de tais materiais pode ter impactos nos ecossistemas marinhos devido à baixa biodegradabilidade dessas químicas. Para resolver esse problema, a Oxiteno desenvolveu uma solução à base de ésteres que pode ser utilizada em condições extremas de pressão e temperatura como fase contínua em emulsões inversas de fluidos de perfuração. Além do avanço em termos de inovação e desempenho, a iniciativa é ecologicamente mais amigável, já que a solução proposta é altamente biodegradável.

A companhia foi representada por João Benjamin Parolin, Diretor Superintedente da Oxiteno, Hugo Gardelli, Gerente de Negócios para Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos, Olívia Cueva, Pesquisadora Sênior para Petróleo e Gás Rodrigo Balloni, Pesquisador para Petróleo e Gás. Os dois últimos foram os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do trabalho premiado. No ato da condecoração, estavam presentes no palco o Presidente da República, Michel Temer, o deputado federal João Paulo Papa e o ministro das Minas e da Energia, Fernando Coelho Filho.

Durante o ENAIQ foi apresentado o desempenho da indústria química em 2017, perspectivas de futuro, além de palestras sobre os principais temas contemporâneos relacionados à área. O Prêmio Kurt Politzer faz parte da agenda do encontro. Lançado em dezembro de 2001 pela ABIQUIM, o prêmio tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no país, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química, que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores.

Fonte: Portal Fator Brasil 

Matéria no site original