Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Reunião na CNI apresenta o Sistema de Monitoramento de Barreiras às Exportações Brasileiras (28/11/2017)

A ABIFINA participou no dia 28 de novembro da Reunião Plenária do Grupo de Trabalho sobre Barreiras e Facilitação de Comércio (GT BFAC), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Constanza Negri, gerente de Política Comercial da CNI, comentou o lançamento do Sistema de Monitoramento de Barreiras às Exportações Brasileiras, criado pelo governo. Por meio dele, empresas, associações, entidades e outras pessoas jurídicas podem indicar ocorrências. Nesse sentido, a ABIFINA poderá receber dos associados o relato de possíveis barreiras e, conjuntamente, identificar a melhor forma de conduzir os casos perante o governo.

Além disso, a CNI apresentou um projeto-piloto sobre qualificação de barreiras comerciais. Em um estudo prévio, verificou-se que o Brasil poderia ter exportado 14% a mais em 2016 se não fossem as barreiras, atingindo um montante de US$ 30 bilhões. 

Em seguida, Virgínia Medeiros, da Receita Federal, apresentou o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), nova forma de controle aduaneiro. 

A analista técnica Fernanda Costa representou a ABIFINA na reunião.