login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Indústria química brasileira foca em oportunidades no exterior (02/10/2017)

A Frente Parlamentar da Química realizou no dia 25 de setembro, em Porto Alegre (RS), o II Fórum Nacional pela Competitividade da Indústria Química. A ABIFINA apoiou o evento e participou representada pelo vice-presidente da Cadeia Química, Lélio Maçaira.

 Segundo o dirigente, um dos temas mais importantes tratados pelos participantes, entre eles membros da indústria e do governo, foi o alto custo das matérias-primas e da logística de transporte no Brasil. “Foi mencionado que é mais econômico levar matéria-prima para Manaus saindo de navio do Texas, nos Estados Unidos, do que da bacia de Campos, no Rio de Janeiro”, conta.

Outra preocupação é a concorrência do eteno produzido na Argentina, que recentemente encontrou reservas de shale gas e vem, por esse motivo, atraindo empresas brasileiras.

De fato, há algum tempo empresas brasileiras estão se instalando no exterior para ganhar competitividade internacional. “Sem indústria química forte, não há condições de atender às necessidades da farmoquímica nacional. Consequentemente, todo o complexo industrial da saúde na área de medicamentos está vulnerável e dependente de importação do exterior”, analisa Maçaira.