login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA participa do 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, que discutiu modernização trabalhista, reforma tributária e nova geopolítica (07/08/2017)

João Lammel, vice-presidente do segmento Agro da ABIFINA, esteve presente no 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado no dia 7 de agosto, em São Paulo, pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Voltado para as cadeias da agricultura e da pecuária, o Congresso foi aberto pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seguido de uma palestra do jornalista e comentarista de economia, Carlos Sardemberg.

Em dois painéis, foram discutidas a modernização trabalhista e a reforma tributária. Outro tema abordado foi a nova geopolítica, com a importância crescente dos países asiáticos, destacadamente a China. Neste cenário, o Brasil precisa desempenhar uma política externa mais proativa através de assinaturas de acordos bi e multilaterais, além de ser mais atuante na promoção de seus produtos.

 

Uma análise geral entre os participantes do evento é que, apesar do agronegócio ser o setor mais dinâmico da economia brasileira, com peso crescente na produção e exportação de alimentos, ainda enfrenta muitos desafios para continuar aumentando a produção e produtividade para ajudar a alimentar a população de mais de 9 bilhões de pessoas prevista para 2050. Estima-se que o Brasil fornecerá 40% da produção adicional de alimentos necessária para alimentar essas pessoas.