login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

Nortec é vencedora do Prêmio Kurt Politzer na categoria Empresa (12/12/2016)

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) apresentou durante a 21ª edição do ENAIQ, os vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2016, que prestigia a PD&I do País, reconhecendo projetos de inovação tecnológica na área química que demonstrem inventividade e criatividade. Os troféus foram entregues aos vencedores pelo deputado federal João Paulo Papa, novo presidente da Frente Parlamentar da Química.

Na categoria Empresa, o prêmio foi concedido à nossa associada Nortec Química, representada pelo gerente de P&D, Otávio Vianna de Carvalho. A empresa foi premiada pelo projeto “Inovação na Fronteira do Conhecimento”, em parceria feita entre a Nortec Química e o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ), alavancando a tecnologia de fluxo contínuo na produção de fármacos de alta potência”, que visa o desenvolvimento inovador e pioneiro da síntese da capecitabina por meio da utilização da tecnologia de fluxo contínuo, com objetivo de maximizar a produtividade do processo gerando um impacto direto nos custos operacionais e um impacto ambiental positivo. O projeto foi escrito pelos professores Rodrigo Octávio e Leandro Soter, do IQ-UFRJ, em parceria com a Nortec.

Na categoria Pesquisador, o prêmio foi concedido às doutoras Denise Alves Fungaro, Suzimara Rovani e Luciana Cavalcanti de Azevedo, do Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, pelo trabalho “Produção de Sílica Gel e Nanosílica de Alta Pureza a partir de cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, com alto potencial de comercialização”. 

Na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), o prêmio foi concedido à Integra Bioprocessos e Análises, representada pela diretora de Operações, Nádia Skorupa Parachin. A empresa foi premiada pelo trabalho “Beauty Yeast: produção de L-Ácido Lático em Leveduras Geneticamente Modificadas”.