login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

Eventos

07/12/2017 - VIII SIPID - Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento

Prazo de inscrição: 04/12/2017

Local:

Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Data: 07/12/2017

Período: 10 às 18h

Credenciamento: 9h

Abertura: 10h

Encerramento: 18h

Sobre o Seminário:

A 8ª edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID) traz esse ano como tema central o debate em torno do tema “Economia e tecnologia para o desenvolvimento industrial brasileiro”. Na programação, além da 2º edição do Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual, estão previstos três painéis que reunirão especialistas em PI, inovação e desenvolvimento para debater sobre o atual cenário brasileiro, os desafios e caminhos a seguir.

primeiro painel será sobre “A reestruturação do INPI e a extinção do backlog”, com coordenação do membro do Conselho Consultivo da ABIFINA Marcos Henrique de Castro Oliveira. Debate que se arrasta há anos, a necessidade do combate ao backlog de patentes é fundamental para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro. No entanto, a proposta recente do INPI, que envolve o abandono do exame substantivo das patentes depositadas, podem não trazer os resultados esperados. Dúvidas sobre a eficácia das medidas – uma ação temporária será suficiente para extinguir o acúmulo de análises ou o backlog irá se recompor tão logo os mecanismos anunciados sejam suspensos? – e o risco de se aprovarem patentes frágeis do ponto de vista jurídico, aumentando o potencial de judicialização dos processos, tomam conta das discussões.

Na sequência, o segundo e o terceiro painéis pretendem aprofundar a discussão sobre o cenário econômico atual do Brasil, com a suspensão de diversas modalidades de fomento à indústria brasileira devido aos cortes de gastos do governo. A consequente fragilização do parque industrial nacional é outra preocupação que será debatida. É o momento de agir para reverter o quadro desindustrializante do País. Tanto a inovação tecnológica como a propriedade intelectual se apresentam como instrumentos importantes de fortalecimento da indústria e de desenvolvimento nacional. 

Com esse enfoque, o diretor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), David Kupfer, conduzirá o segundo painel, “Propriedade Intelectual como instrumento de desenvolvimento”. Já a terceira mesa, “Inovação tecnológica como instrumento para reindustrialização e desenvolvimento do Brasil”, será coordenada pelo presidente do Conselho Empresarial de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fernando Sandroni. 

O Prêmio: 

Na segunda edição do Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual, o homenageado será o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o desembargador André Fontes, por seu trabalho de aproximar o judiciário dos debates mais atuais a respeito de PI.

O VIII SIPID é uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIFINA) e conta com o patrocínio do BNDES, Grupo Farmabrasil e empresas associadas, além do apoio da Federação das Industrais do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).

Edições Anteriores:

20/09/2016 - VII SIPID – 20 anos da Lei de Propriedade Industrial

17/11/2015 - VI SIPID – A Inovação Tecnológica e o Desenvolvimento Industrial Brasileiro 

25/11/2014 - V SIPID -  Estado, Desenvolvimento e Inovação